10 alimentos que ajudam a evitar a diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 se caracteriza por um conjunto de fatores que envolvem aspectos genéticos (histórico familiar) e ambientais (obesidade, sedentarismo, etc). Dessa forma, é possível prevenir a doença com mudanças no estilo de vida, aderindo à hábitos saudáveis. Uma alimentação balanceada é fundamental para conter a alta concentração de açúcar no sangue. Confira 10 alimentos que ajudam a evitar a diabetes tipo 2.

10 alimentos que ajudam a evitar a diabetes tipo 2 (Foto: Divulgação)
10 alimentos que ajudam a evitar a diabetes tipo 2 (Foto: Divulgação)

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10 alimentos que ajudam a evitar a diabetes tipo 2

Especialistas são categóricos ao afirmar que uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para reduzir os riscos de diabetes tipo 2. Além de escolher os alimentos certos, é fundamental ainda seguir orientações como: comer a cada três horas, evitar grandes porções, manter o peso ideal e praticar regularmente atividades físicas. Confira a seguir 10 alimentos que ajudam a evitar a diabetes tipo 2.

Coma queijos deliciosos (Foto: Divulgação)
Coma queijos deliciosos (Foto: Divulgação)

Maçã, café e alimentos integrais

Maçã: um estudo norte-americano revelou que o consumo de maçã – e também d pêra e blueberry – diminui as chances de diabetes tipo 2. O benefício, apontam os pesquisadores, está relacionado com as antocianinas presentes nessas frutas.

Café: estudiosos chineses apontam que o café pode evitar o acúmulo de uma proteína relacionada com a doença. Portanto, o consumo da bebida pode diminuir o risco da diabetes tipo 2. O estudo sugere que a cafeína, o ácido clorogênico e o ácido cafeico são responsáveis pelo benefício.

Alimentos integrais: arroz e pão integral, por exemplo, são ótimas alternativas para substituir alimentos à base de farinha de trigo. Esse tipo de alimento, como o pão francês, aumenta de forma rápida a taxa de glicose no sangue, o eu facilita o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Alimentos integrais e ricos em fibras possuem baixo índice glicêmico, o que é ideal para manter a glicemia sob controle.

Aposte em alimentos que te ajudam a ter saúde (Foto: Divulgação)
Aposte em alimentos que te ajudam a ter saúde (Foto: Divulgação)

Aveia, soja e castanha-do-pará

Aveia: este alimento, além de promover uma maior saciedade (o que ajuda no controle do peso e, por tabela, combate a obesidade), possui grande quantidade de fibras, que por sua vez ajudam a estabilizar o nível de glicose no sangue.

Soja: é um alimento rico em proteínas, fibras e carboidratos, prevenindo doenças cardiovasculares. Além disso, possui um baixo nível glicêmico, o que ajuda a prevenir a diabetes tipo 2.

Castanha-do-pará: é um alimento rico em ômega 3, selênio e magnésio, que possuem grande poder antioxidante. Ela ajuda a manter estável os níveis de colesterol, melhorar a função cardiovascular e prevenir diabetes.

Oleaginosas, farinha de maracujá, quinua e queijo

Oleaginosas: o consumo de amêndoas, nozes e pistache, por exemplo, diminui o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, segundo estudiosos norte-americanos. Esses alimentos ainda estão associados com taxas elevadas de bom colesterol e menor índice de massa corporal.

Farinha de Maracujá: é rico em fibras e por isso reduz a absorção da glicose pelo organismo. A farinha de banana verde também é benéfico, pois reduz o aumento da glicemia.

Quinua: tem alto teor de minerais, vitaminas e proteína, além de possuir baixo índice glicêmico, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Queijo: uma pesquisa britânica apontou que pacientes que consomem queijo têm 12% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2. Quando as células de gordura interagem com o cálcio ajudam a prevenir a obesidade. Mas é preciso evitar excessos, pois além de gorduras saudáveis, o queijo também possui gordura saturada, que é não é recomendada e pode refletir em aumento de peso.

 

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