10 alimentos que baixam a diabetes

Uma dieta controlada é um dos tratamentos mais eficazes para baixar a diabetes e a ingestão de alguns alimentos pode fazer um mal para o seu corpo maior do que você imagina. Os vilões da doença são os alimentos de alto índice glicêmico, que aumentam a taxa de glicose muito rapidamente no sangue.

10 alimentos que baixam a diabetes (Foto: Divulgação)
10 alimentos que baixam a diabetes (Foto: Divulgação)

Doces, massas, gorduras e qualquer outro alimento com carboidratos simples devem ser ingeridos sempre em quantidades muito pequenas, com extrema cautela. Felizmente, a lista de alimentos que podem ser ingeridos tranquilamente é longa. Confira abaixo alguns grande aliados a baixar a diabetes:

1. Cereais integrais

O primeiro passo que você deve mudar na sua dieta é substituir todos os alimentos que você puder pela sua versão integral. Eles são ricos em proteínas, fibras e gorduras boas, que ajudam a manter a glicose estável.

Consuma mais alimentos como esse (Foto: Divulgação)
Consuma mais alimentos como esse (Foto: Divulgação)

2. Brócolis

É um dos principais alimentos que ajudam no controle da glicemia a longo prazo, pois é rico em cromo. Além disso, possui grande quantidade de antioxidantes e vitamina C.

Alimentação saudável pode ajudar no combate desse mal (Foto: Divulgação)
Alimentação saudável pode ajudar no combate desse mal (Foto: Divulgação)

3. Carnes magras

Frango e peixes são ótimas fontes de proteína, possuem baixo teor de gordura e são uma opção com menor índice glicêmico para substituir as carnes vermelhas.

Coma queijos de qualidade (Foto: Divulgação)
Coma queijos de qualidade (Foto: Divulgação)

4. Queijo branco

Grande parte dos diabéticos sofre com a resistência à insulina e o queijo branco, por ser rico em proteína e cálcio, é um grande aliado na hora de resolver esse problema.

Consuma alimentos de qualidade sempre (Foto: Divulgação)
Consuma alimentos de qualidade sempre (Foto: Divulgação)

5. Maçã

A maça contém uma fibra chamada pectina, que atua no controle da glicemia e na redução do mau colesterol. Além disso, tem baixo teor calórico e é rica em fibras.

Cenoura ajuda quem tem diabetes (Foto: Divulgação)
Cenoura ajuda quem tem diabetes (Foto: Divulgação)

6. Cenoura

A cenoura contém uma grande quantidade de betacaroteno, um antioxidante natural eficaz em combater radicais livres. O seu consumo regular previne doenças como a cegueira noturna e diminui o risco de diabetes em quem não possui a doença.

O consumo de batata doce pode ajudar diabéticos (Foto: Divulgação)
O consumo de batata doce pode ajudar diabéticos (Foto: Divulgação)

7. Batata doce

A batata doce é um dos alimentos mais utilizados pelos atletas e isso não acontece por acaso: ela possui um baixo índice glicêmico, que faz com que a liberação de glicose aconteça mais lentamente.

feijão auxilia no tratamento do diabetes (Foto: Divulgação)
feijão auxilia no tratamento do diabetes (Foto: Divulgação)

8. Feijão

É rico em fibras solúveis que ajudam a manter o nível de glicemia estável, além de ser rico em vitaminas no complexo B, ferro e cálcio. É, também, uma grande fonte de proteína e pode ser utilizado como um substituto para a carne.

Canela ajuda muito no consumo da diabetes (Foto: Divulgação)
Canela ajuda muito no consumo da diabetes (Foto: Divulgação)

9. Canela

A canela, além de extremamente saborosa, ajuda no controle do açúcar no sangue de forma natural e atua em enzimas que melhoram a receptividade da insulina no organismo.

Consumo de alho ajuda na saúde (Foto: Divulgação)
Consumo de alho ajuda na saúde (Foto: Divulgação)

10. Alho

Se você e fã de alho, saiba que ele é um dos seus grandes aliados na diabetes, pois auxilia na produção da insulina. Procure acrescentá-lo nos seus pratos como um tempero – o gosto é quase imperceptível.

Consuma muitas frutas, legumes e alimentos que contenham carboidrato complexo. Além disso, procure sempre ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, que retardam a liberação de glicose no sangue, evitando picos que podem causar a hiperglicemia.

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