10 frutas para diabéticos

Todo mundo sabe que a alimentação de quem possui diabetes, seja ela tipo 1 ou tipo 2, deve ser extremamente controlada e um pouco restrita. Alimentos muito gordurosos, com muito açúcar ou ricos em carboidratos simples devem ser evitados ao máximo, fazendo com que muitos itens do cardápio sejam cortados.

Carnes vermelhas precisam ser evitadas e substituídas por carnes magras, os pães brancos devem ser substituídos pela versão integral e por aí vai. A sorte é que a lista de alimentos permitidos também é longa, o que faz com que a restrição da dieta, muitas vezes, passe até despercebida.

 

10 frutas para diabéticos (Foto: Divulgação)
10 frutas para diabéticos (Foto: Divulgação)

Abaixo, listei algumas frutas que podem ser consumidas por diabéticos sem problema algum. Confira!

1. Abacate

Possui apenas 6g de carboidrato em 100g de fruta, é rico em ômega 3, fibras, antioxidantes e magnésio. Mas cuidado! O abacate é uma fruta calórica e deve ser consumido com moderação.

Consuma limão sempre (Foto: Divulgação)
Consuma limão sempre (Foto: Divulgação)

2. Limão

É rico em vitaminas A, C, I, P, além de possuir grande parte das vitaminas do complexo B. Também ajudam a prevenir problemas cardiovasculares e reduzem riscos de hipertensão.

Aposte na maçã para um diabético (foto: Divulgação)
Aposte na maçã para um diabético (foto: Divulgação)

3. Maçã

A maçã é rica em pectina: fibra que ajuda no controle da glicemia e reduz o mau colesterol. Além disso, é fonte de diversas vitaminas e é uma fruta pouco calórica.

Pêssego pode ser um excelente alimento (Foto: Divulgação)
Pêssego pode ser um excelente alimento (Foto: Divulgação)

4. Pêssego

Tem alto teor de fibra e ajuda a eliminar as toxinas do organismo, além de ser fonte do ácido clorogénico, que ajuda na prevenção de doenças crônicas.

Consumo coco para ter mais saúde mesmo se tiver diabetes (Foto: Divulgação)
Consumo coco para ter mais saúde mesmo se tiver diabetes (Foto: Divulgação)

5. Coco

O coco é uma fruta rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que atuam na proteção das células.

Manda pode ser consumida por diabetes (Foto: Divulgação)
Manda pode ser consumida por diabetes (Foto: Divulgação)

6. Manga

É rica em fibra e, assim como a maçã, é rica em pectina, que auxilia no controle da glicemia no sangue.

Vá consumindo mamão sempre que quiser algo saudável (Foto: Divulgação)
Vá consumindo mamão sempre que quiser algo saudável (Foto: Divulgação)

7. Mamão

O mamão ajuda na digestão, é rico em vitaminas e é uma fruta pouco calórica – possuindo cerca de 40 calorias para 100 gramas de fruta.

A goiaba é recomendada aos diabéticos (Foto: Divulgação)
A goiaba é recomendada aos diabéticos (Foto: Divulgação)

8. Goiaba

É uma fruta rica em vitaminas e fibras que ajudam na prevenção de picos de açúcar no sangue.

Aposte no consumo de laranjas (Foto: Divulgação)
Aposte no consumo de laranjas (Foto: Divulgação)

9. Laranja

Contém oxidantes que ajudam na redução do colesterol e estimulam na desintoxicação do corpo, além de ser ricas em vitaminas.

O abacaxi pode ajudar o diabético (Foto: Divulgação)
O abacaxi pode ajudar o diabético (Foto: Divulgação)

10. Abacaxi

É rico em vitamina C, possui alto teor de cálcio e ajuda a melhorar a circulação do sangue.

É importante lembrar que tudo em excesso faz mal e não seria diferente aqui. Todas as frutas contêm frutose, um açúcar natural que não é tão prejudicial à saúde, mas que pode ser responsável por picos de glicemia.

Por conta disso, o ideal é comer duas porções de frutas ao dia e, de preferência, após as refeições – é uma ótima opção para a sobremesa. Além disso, evite os sucos naturais. Eles possuem muito açúcar e pouca fibra, que não oferecem tanta saciedade e ainda podem aumentar a glicemia no sangue.

/* */