3 Dicas para preparar pratos para diabéticos

Para conseguir controlar o diabetes, além do acompanhamento médico e da prática regular de atividades físicas, é fundamental manter uma dieta alimentar equilibrada e voltada para as necessidades específicas de cada organismo. Mas quem disse que dieta rigorosa significa grandes restrições e abrir mão de sabor? Basta fazer escolhas inteligentes e aprender alguns truques para garantir refeições saborosas e saudáveis. Confira 3 Dicas para preparar pratos para diabéticos.

3 Dicas para preparar pratos para diabéticos (Foto: Divulgação)
3 Dicas para preparar pratos para diabéticos (Foto: Divulgação)

Confira mais informações sobre: 3 modelos de planilhas para controle da glicemia

3 Dicas para preparar pratos para diabéticos

Receber o diagnóstico de diabetes pode assustar, em um primeiro momento, por saber que é necessário conviver com a doença para o resto da vida.

Alguns cuidados são fundamentais para manter o peso ideal e controlar os níveis de glicemia, mas é perfeitamente possível manter a qualidade de vida sem fazer grandes sacrifícios, principalmente no que diz respeito à alimentação. Para ajuda-los nesse quesito, separamos algumas dicas de cozinha para manter as refeições saborosas e saudáveis ao mesmo tempo. Confira:

 

Consuma alimentos que te tragam saúde (Foto: Divulgação)
Consuma alimentos que te tragam saúde (Foto: Divulgação)

1. Tire proveito do vinagrete

O vinagrete – aquela tradicional mistura de cebola, pimentão, ervas, vinagrete e um fio de azeite – é um excelente opção para substituir aqueles molhos cheios de gordura que costumamos usar como acompanhamento para dar mais sabor às refeições.

O vinagrete cai muito bem no preparo de sanduíches com carnes magras, rosbife ou patês para um lanche. Ele é rico em substância protetoras e ajudam em qualquer dieta. Além disso, os vegetais crus aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.

Veja também: Suco de soja e seu papel no combate do diabetes: entenda

Faça escolhas inteligentes (Foto: Divulgação)
Faça escolhas inteligentes (Foto: Divulgação)

2. Substitua óleos vegetais por azeite

O azeite é o tipo de óleo mais saudável e pode ser usado tanto no preparo como na finalização da receita. Além de ajudar no combate a infecções (frequente em pacientes diabéticos), por conta do efeito antioxidante, o azeite favorece o aumento do colesterol bom (HDL) e a redução do colesterol ruim (LDL).

Isso é relevante porque os diabéticos são mais propensos a desenvolver problemas cardiovasculares, daí a importância de manter o equilíbrio dos níveis de colesterol total. Mas atenção: é permitido o consumo de azeite, mas com moderação, pois cada colher de sopa tem cerca de 100 kcal. Para usar na quantidade adequada e não correr o risco de exagerar, converse com um nutricionista.

Coma saladas deliciosas (Foto: Divulgação)
Coma saladas deliciosas (Foto: Divulgação)

3. Use ervas como tempero

Para temperar e preparar os pratos, substitua condimentos artificiais por ervas frescas e temperos naturais, como salsa, coentro, alho, cebola, açafrão, alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha, louro, cheiro verde e orégano. Esses ingredientes garantem mais sabor e quase não têm calorias. Além disso, não abuse do sal de cozinha e, se possível, troque-o por sal marinho.

 

/* */