3 modelos de planilhas para controle da Glicemia

Monitorar os níveis de glicemia (quantidade de açúcar presente no sangue) é indispensável para manter o diabetes sob controle. A prática deve ser feita de acordo com as orientações do médico, de forma correta e sempre nos mesmos horários. Se o monitoramento for feito de forma equivocada, todo o esforço poderá ser inútil. Por isso separamos 3 modelos de planilhas para controle da Glicemia que poderão ajudá-los.

planilha4
O controle de glicemia é essencial para o diabético (Foto: Divulgação)

3 modelos de planilhas para controle da Glicemia

Para conseguir controlar o diabetes e garantir qualidade de vida, é fundamental manter um equilíbrio glicêmico, ou seja, manter os níveis de glicose no sangue dentro da normalidade. Para isso é imprescindível monitorar a glicemia de forma constante de acordo com um plano elaborado em conjunto com o médico endocrinologista. É este plano que determinará quantas vezes e em quais horários o paciente deverá fazer a medição da glicemia e como anotar os resultados.

A regra geral é que as medições sejam feitas sempre nos mesmos horários – pré-determinados pelo médico. Além disso, para um automonitoramento adequado, é preciso lavar bem as mãos com água e sabão, secar antes do procedimento e realizar a limpeza do local com álcool. Outra recomendação é sempre utilizar a segunda gota de sangue para evitar que fatores externos alterem o resultado do teste.

Construir uma planilha é uma excelente forma de registrar esse monitoramento, anotando os valores da glicemia e a dosagem de insulina ou de outro medicamento utilizado pelo paciente. A planilha também é uma grande aliada para o acompanhamento médico, pois o endocrinologista poderá avaliar os números e observar em quais horários a glicemia está alterada e entra em picos de descompensação.

Dessa forma, o médico poderá adaptar e aprimorar o tratamento de acordo com as necessidades do organismo do paciente – seja mudando a medicação, aumentando ou diminuindo a dosagem ou mesmo sendo mais rigoroso quanto à dieta alimentar.

Portanto, disponibilizamos abaixo 3 modelos de planilhas para controle da glicemia que poderão facilitar a sua vida e a do médico, podendo garantir um tratamento bem-sucedido. Basta preenchê-las rigorosa e cuidadosamente e levá-la para suas consultas médicas.

Planilha 1: para quem usa bomba de insulina. Ela detalha as basais, os horários e a contagem de CHO (carboidrato)

planilha
Aprenda a fazer o controle da diabetes (Foto: Divulgação)

Planilha 2: para quem usa caneta ou seringa e tem dosagens fixas na insulina rápida.

planilha2
Faça um bom controle da diabetes sempre (Foto: Divulgação)

Planilha 3: para quem usa caneta ou seringa e faz contagem de CHO (carboidrato)

planilha3
Controle a diabetes sempre que puder (Foto: Divulgação)
/* */