5 alimentos tão perigosos quanto o doce para os diabéticos

Alimentos doces sempre são apontados como os principais inimigos dos diabéticos. A lógica é: se o problema do diabetes é a concentração de glicose no sangue, então o segredo é evitar alimentos açucarados para controlar a doença. A questão não é tão simples assim. Além do açúcar, existem outros alimentos que também devem ser consumidos com cautela para afastar riscos de complicações. Veja 5 alimentos tão perigosos quanto o doce para os diabéticos.

5 alimentos tão perigosos quanto o doce para os diabéticos
Cuidado com o excesso de farinha branca na alimentação (Foto: Divulgação)

5 alimentos tão perigosos quanto o doce para os diabéticos

Os 5 alimentos tão perigosos quanto o doce para os diabéticos e que você precisa saber. Em relação à alimentação, não é somente o quão doce é um alimento que deve ser motivo de atenção do diabético. Existem outros fatores que afetam que devem ser levados em conta, como o tipo de diabetes e a forma como o alimento é ingerido. Portanto, antes de conferir qualquer dica, é importante saber que a orientação de um nutricionista é fundamental para a elaboração de uma dieta adequada para cada caso.

tenha cuidado com o excesso de batata (Foto: Divulgação)
tenha cuidado com o excesso de batata (Foto: Divulgação)

Carboidrato em excesso vira glicose

Todo carboidrato que consumimos se quebra e é transformado em glicose. Existem dois tipos de carboidratos: os simples (açúcar e massas refinadas), que são digeridos rapidamente; e os complexos (grãos integrais), que demoram mais para serem digeridos. O diabético precisa se atentar para dois pontos na hora de ingerir um alimento: o índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo (carboidratos simples têm alto índice glicêmico); e a carga glicêmica, que é a quantidade de glicose que irá entrar no organismo.

Alimentos prejudiciais aos diabéticos

No caso dos diabéticos, os alimentos mais prejudiciais são aqueles com carga e índice glicêmico altos, pois eles elevam a quantidade de glicose no sangue e as células não darão conta de absorvê-la, podendo gerar inúmeras consequências para o paciente. Porém, outros alimentos também precisam de atenção. Confira 5 alimentos tão perigosos quanto o doce para os diabéticos:

Farinha branca: alimentos como massas e pães franceses são produzidos à base de farinha branca e não são recomendados por possuírem índice e carga glicêmica elevados. A alternativa são os alimentos feitos com farinha integral, que apesar de não gerarem grandes picos glicêmicos, também possuem alta carga glicêmica, ou seja, não devem ser consumidos em excesso.

Tubérculos e raízes: alguns desses alimentos, como mandioca, cenoura e batata, possuem alto índice e carga glicêmica. Portanto, devem ser consumidos com moderação. Uma boa dica é: em uma refeição, não combinar no mesmo prato arroz e mandioca; e se for o caso de consumir os dois, diminuir as porções.

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mandioca é uma delícia e pode contribuir para você ter diabetes (Foto: Divulgação)

Refrigerantes normais e sucos: são bebidas que devem ser evitadas ao máximo pelos diabéticos. Como são líquidos, a glicose presente neles (em alta quantidade) irá entrar no sangue muito mais rápido. Uma opção é optar pela versão diet desses produtos. No caso de sucos naturais, o ideal mesmo é consumir a própria fruta, pois dessa forma ingere-se muito mais fibras e menos açúcar. Enquanto que um copo de suco de laranja, por exemplo, precisa de três a quatro unidades.

Sódio: O excesso de sódio na alimentação é prejudicial para as pessoas em geral, mas para diabéticos é mais grave, pois este componente pode elevar o aumento da pressão arterial. Como o diabetes aumenta o risco de problemas cardiovasculares, é preciso redobrar a atenção quanto à quantidade sódio ingerida por estes pacientes. Por isso é importante ficar atento à tabela nutricional para conferir a quantidade de sódio nos alimentos industrializados, que costuma ser alta, além de maneirar na quantidade de sal no preparo dos alimentos em casa.

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Carne vermelha é uma delícia, mas é necessário cuidado (Foto: Divulgação)

Gordura saturada: manteiga, carnes vermelhas e embutidos, por exemplo, não possuem grandes quantidades de carboidratos, mas precisam de controle pois são ricos em gorduras saturadas. Este tipo de componente favorece o aumento do colesterol e, por tabela, problemas no coração. Como os diabéticos são pacientes propensos a desenvolverem doenças cardiovasculares, o ideal é evitar este tipo de alimento.

 

 

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