5 menus de jantar para diabéticos

Quando o paciente recebe o diagnóstico de diabetes, uma das primeiras e principais orientações médicas é a reeducação alimentar. Isso porque uma dieta equilibrada, aliada a um estilo de vida saudável, ajuda a regular o metabolismo e prevenir complicações cardiovasculares, mantendo a doença sob controle.

Muitas vezes acostumado a uma alimentação desregrada, o paciente costuma ter dúvidas sobre o que comer em cada refeição para garantir essa qualidade de vida. É comum, por exemplo, que escolhas erradas nas refeições noturnas reflitam negativamente nas taxas de glicose sanguínea. Por isso, separamos 5 menus de jantar para diabéticos.

5 menus de jantar para diabéticos (Foto: Divulgação)
5 menus de jantar para diabéticos (Foto: Divulgação)

5 menus de jantar para diabéticos

Para controlar o diabetes, é fundamental seguir uma dieta alimentar equilibrada que auxilie o organismo a manter os níveis de glicose sanguínea dentro dos padrões normais e a prevenir complicações. Evitar excesso de açúcar, sal e gorduras saturadas (como pele de frango, sorvete e manteiga) são algumas das recomendações centrais. Mas uma dieta balanceada deve ser elaborada por um profissional da nutrição e de acordo com as particularidades de cada paciente.

O ideal é realizar pelo menos seis refeições por dia, sendo o café da manhã, o almoço e o jantar as principais. Portanto, é preciso ficar atento às escolhas. Uma pesquisa realizada pela Associação Europeia para o Estudo do Diabetes aponta que um jantar leve faz parte de uma estratégia simples para controlar a doença. Para ajudá-los, preparamos abaixo uma lista com 5 menus de jantar para diabéticos.

Confira também: Como controlar a diabetes

Opção 1

  • – 4 colheres (sopa) de macarrão ao sugo
  • – 1 prato (sobremesa) de salada de alface, tomate e cebola
  • – 100 g de peixe grelhado
  • – 1 colher (servir) de chuchu refogado
  • – 1 fatia de abacaxi
Vejam só alguns menus de jantares (Foto: Divulgação)
Vejam só alguns menus de jantares (Foto: Divulgação)

 

Opção 2

  • – 4 colheres (sopa) de macarrão ao sugo
  • – 3 colheres (sopa) de carne moída refogada
  • – 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula com cenoura
  • – 1 colher (servir) de escarola refogada com cebola
  • – 1 fatia (média) de abacaxi

Opção 3

  • – Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem
  • – 1 xícara (chá) de beterraba e cenoura cruas raladas
  • – 3 colheres (sopa) de arroz
  • – 3 colheres (sopa) de feijão
  • – 1 porção de carne magra cozida com mandioca
Coma sempre com responsabilidade (Foto: Divulgação)
Coma sempre com responsabilidade (Foto: Divulgação)

Opção 4

  • – Salada crua à vontade, priorizando vegetais folhosos e verde-escuros, temperada com azeite extravirgem
  • – 1 prato de macarrão integral com vegetais, tomate, manjericão e mussarela de búfala ou queijo minas

Opção 5

  • – 1 prato (fundo) de sopa de legumes (feita com cenoura, filé de frango desfiado, chuchu, abobrinha e couve),
  • – 1 caqui.

 

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