Alimentação do diabético antes do exercício físico

Alimentação do diabético antes do exercício físico deve ser variada, principalmente, com a presença de carboidrato e frutas para evitar mal estar, durante a atividade. Confira as dicas!

Alimentação do diabético antes do exercício físico. (Imagem: Divulgação)

Alimentação do diabético antes do exercício físico – Confira!

Antes de sair se exercitando, o diabético deve preocupar-se com uma boa alimentação.

O indicado é comer 1 pão integral ou 1 fruta como tangerina ou abacate, antes de uma caminhada, por exemplo. Manter o costume desta dieta é importante principalmente, no caso de a glicemia estar abaixo de 80 mg/dl. A boa alimentação irá fazer com que o açúcar no sangue não baixe muito. Assim, poderá evitar sintomas como tontura, visão turva ou desmaio.

Importância dos exercícios físicos para diabéticos

É essencial aliar a pratica de exercícios físicos. (Imagem: Divulgação)

Alimentação do diabético antes do exercício físico é sempre recomendado por especialistas. Só para ter uma ideia, a atividade, seja aeróbica ou de resistência, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, já que tem um efeito semelhante ao da insulina.

O controle dos níveis de açúcar no sangue evita complicações como lesões em órgãos do corpo. Os mais comuns são:

  • –  Rins;
  • – Vasos sanguíneos;
  • – Olhos;
  • – Coração e nervos.

Mas para haver resultado e uma diabetes controlada, é preciso manter o costume regular da pratica de exercício físico. O recomendado são 3 vezes por semana. E lembre-se da importância de alimentar-se bem e de forma adequada, antes de começar a prática da atividade física.

Confira o que o diabético deve comer antes de casa tipo de exercício

– No caso de exercício leve: Cerca de 30 minutos

Caminhadas leves, sempre de baixa intensidade, a pessoa com diabetes deve consultar a tabela:

  • – Valor da Glicemia: < 80 mg/dl; comer 1 fruta ou pão integral.
  • – Valor > ou = 80 mg/dl; Não é preciso comer.
  • Para Exercício moderado: Duração de 30 a 1 hora:
  • – Atividades como a prática de natação, tênis, corrida, jardinagem, golfe ou ciclismo, é recomendável:
  • – Valor da glicemia: < 80 mg/dl; comer 1/2 sanduíche de carne, leite ou fruta
  • – Valor entre 80 a 170 mg/dl:  1 fruta ou pão integral.
  • – Valor de 180 a 300 mg/dl            : Não é necessário comer.
  • – Valor > ou = 300 mg/dl: Recomendado não fazer exercício até a glicemia estar controlada.
  • Para exercício intenso, com duração maior de 1 hora:
  • No caso da prática de futebol, basquete, esqui, ciclismo ou natação vigorosos, o diabético deve consultar:
  • – Valor da glicemia < 80 mg/dl;1 sanduíche de carne ou 2 fatias de pão integral, leite e fruta.
  • – Valor entre 80 a 170 mg/dl: 1/2 sanduíche de carne, leite ou fruta.
  • – Valor de 180 a 300 mg/dl: 1 fruta ou pão integral.

Uma orientação importante de especialistas é que antes de exercícios de longa duração, pode ser necessário diminuir a dosagem de insulina para evitar problemas como hipoglicemia.

Procure o médico para indicar o valor de insulina que deve utilizar e tirar as dúvidas sobre Alimentação do diabético antes do exercício físico mais indicados para o seu caso.

Dicas para o diabético sobre o exercício

Também é muito importante realizar os testes diariamente para controle. (Imagem: Divulgação)

Portanto, o diabético deve seguir algumas recomendações, antes de praticar exercício.

Por exemplo, ao fazer exercício físico, com a frequência mínima de 3 vezes por semana e de forma regular no dia, ou seja, sempre no mesmo horário depois das refeições, é importante para regular os níveis da glicemia.

Quando o açúcar no sangue ficar abaixo de 70 mg/dl, e sentir fraqueza, tontura, visão borrada ou suor frio, não siga com os exercícios e procure um médico.

Não deixe de consultar regularmente os seu médico e manter os procedimentos corretos para ter uma Alimentação do diabético antes do exercício físico.

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