Atividades físicas para diabéticos

Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos regulares é recomendável para qualquer tipo de pessoa – sempre, claro, devidamente orientada por profissionais da área, educadores físicos e médicos. No caso dos diabéticos, atividades físicas são imprescindíveis, pois elas ajudam a controlar a doença e a manter o peso ideal, evitando a obesidade – além disso, auxiliam ainda na prevenção dela. Saiba quais são os benefícios de Atividades físicas para diabéticos e conheça algumas recomendações.

Atividades físicas para diabéticos (Foto: divulgação)
Atividades físicas para diabéticos (Foto: divulgação)

 

Atividades físicas para diabéticos

A realização de atividades físicas, de maneira regular e sob orientação médica adequada, é uma das grandes aliadas para a prevenção de inúmeras doenças, como obesidade, osteoporose, hipertensão e diabetes. Mesmo para as pessoas que desenvolveram tais doenças, a atividade física auxilia no controle desses males e é um fator fundamental para o tratamento. Aderindo a algum exercício físico, o paciente está investindo na sua saúde e na sua qualidade de vida.

Veja como a atividade física pode te fazer muito bem (Foto: Divulgação)
Veja como a atividade física pode te fazer muito bem (Foto: Divulgação)

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Atividades físicas sempre fazem muito bem à saúde

Especificamente sobre o diabetes, os exercícios físicos, aliados a uma alimentação balanceada e saudável, possuem uma série de qualidades que melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, o que pode até levar à redução das doses dos medicamentos utilizados no tratamento. Os benefícios dos exercícios ainda ajudam a prevenir doenças associadas ao diabetes, como problemas cardiovasculares, na retina e nos rins.

Confira algumas atividades físicas que você pode realizar tendo diabetes (Foto: Divulgação)
Confira algumas atividades físicas que você pode realizar tendo diabetes (Foto: Divulgação)

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Os efeitos da atividade física ocorrem, em geral, porque ela normaliza a glicose sanguínea, diminui a resistência à insulina e reduzem ainda a chamada gordura visceral (aquela encontrada ao redor de alguns órgãos, como coração, rins e fígado).

Não deixe de fazer atividades físicas porque tem diabetes (Foto: Divulgação)
Não deixe de fazer atividades físicas porque tem diabetes (Foto: Divulgação)

Exercícios físicos aeróbicos

Exercícios aeróbicos são ideais para os diabéticos, pois movimentam vários e importantes grupos musculares, como os da perna, coxa e braços. Caminhadas, corridas, hidroginástica, natação e ciclismo são exemplos desse tipo de exercícios e bastante recomendados.

Profissionais recomendam a prática de atividade física de 30 a 60 minutos por dia, de cinco a seis vezes por semana, com intensidade leve a moderada. Uma consulta médica especializada é necessária para determinar o tipo de exercício e como ele deve ser executado, de acordo com o quadro de cada paciente, respeitando os limites do corpo – para isso, usualmente, é realizado um teste ergométrico.

 

Aprenda a fazer atividades físicas adequadas o seu estado de espirito (Foto Divulgação)
Aprenda a fazer atividades físicas adequadas o seu estado de espirito (Foto Divulgação)

Atividades prazerosas de educação física

Dessa forma, o paciente diabético bem orientado irá realizar atividades prazerosas, gastando calorias, controlando o peso e as taxas relacionadas ao diabetes. Há casos em que o endocrinologista, por conta dos benefícios proporcionados pelos exercícios físicos, ajusta a dosagem de insulina e de medicamentos orais que fazem parte do tratamento.

 

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