Como evitar diabetes na infância
|Engana-se quem pensa que o diabetes é uma doença que afeta somente os adultos. Crianças e adolescentes também podem ter predisposição para desenvolvê-la, tanto por questões hereditárias como pela obesidade, associada a um estilo de vida sedentário e a péssimos hábitos alimentares, que vem se disseminando em todo o mundo de forma assustadora. Tudo isso tem elevado os índices de diabetes infantil. Para evitar o surgimento da doença e possíveis complicações futuras, é de extrema importância estar atento à medidas de prevenção logo nos primeiros anos de vida. Saiba, então, Como evitar diabetes na infância.

Como evitar diabetes na infância
Alimentação balanceada, vida ativa, com uma rotina que envolva exercícios físicos regulares e acompanhamento médico, com o monitoramento das taxas glicêmicas, são a chave para a prevenção do diabetes logo na infância. É recomendável evitar alimentos artificiais, ricos em açúcares, frituras e carboidratos, ao passo que deve-se priorizar alimentos vegetais, peixe, carnes pouco gordurosas, frutas e pouco sal. São medidas simples e que podem garantir uma vida mais saudável para os pequenos. Uma alimentação desregrada e uma vida sedentária são fatores que podem desencadear diversos problemas no futuro, como a obesidade.

Obesidade infantil mostra riscos de ter diabetes
Os pesquisadores são unânimes em apontar o aumento da obesidade infantil como a principal causa dos altos índices de diabetes nessa faixa etária. É importante destacar que não é preciso ser obeso para ficar em alerta e tomar os devidos cuidados, basta existir o sobrepeso. A saber: o Índice de Massa Corpórea (IMC) igual a 24 já é considerado elevado demais na infância. A concentração de gordura na região abdominal deve ser especialmente evitada, já que é uma das causas da resistência à ação da insulina.
Confira mais informações sobre: Medicamentos grátis pelo sus contra diabetes

Saiba mais informações sobre: Fatores de risco que levam a diabetes tipo 2
Como, em geral, o diabetes é uma doença de sintomas discretos, muitas pessoas não sabem da sua condição e acabam adiando um tratamento e facilitando complicações com o surgimento de outras doenças decorrentes, como problemas cardiovasculares. Pode-se apontar alguns sintomas que ajudam a identificar o diabetes se os pais ficarem atentos às manifestações do corpo.

Ausência de insulina
No caso do tipo 1, comum em crianças e caracterizado pela ausência total ou quase total de insulina, o paciente passa a urinar mais do que o normal, bebe muita água, tem a vista embaçada e emagrece rapidamente. Já o diabetes tipo 2 tem sintomas parecidos, mas são menos perceptíveis, pois são mais brandos. Por isso, é preciso atenção constante e, no momento que for identificada qualquer sinal, os pais devem buscar orientação médica.