Como recuperar peso na diabetes?

Como recuperar peso na diabetes? É um problema comum enfrentado pelos portadores da doença. Para conseguir engordar, não tem erro, basta ser disciplinado e comer direito. A seguir, confira as dicas de uma dieta que forneça o ganho de peso saudável.

Como recuperar peso na diabetes. (Imagem: Divulgação)

Como recuperar peso na diabetes? Dicas!

No caso de diabéticos, a perda de peso, sem explicação, é um dos sintomas da doença, mas pode ser controlada.

Para isso, nutricionistas e médicos especialistas dão algumas dicas simples de dietas que devem ser seguidas de forma regular. Você pode começar montando um cardápio de alimentação para comer e ganhar massa sem correr riscos de alterar sua glicose.

Leia também:

Dicas de dietas para diabéticos ganharem peso

Muitos diabéticos acabam perdendo peso. (Imagem: Divulgação)

Como recuperar peso na diabetes? Para uma dieta rica em nutrientes, uma das primeiras medidas a serem tomadas é cortar o consumo de alimentos:

  • – Ricos em açúcar refinado;
  • – Carboidratos simples, como pão, que em excesso podem ajudar o corpo a ter resistência à insulina.
  • – Gorduras trans, que são frequentes em alimentos industrializados e frituras, bem como a gordura saturada, em alimentos de origem animal, como a carne vermelha, também devem ser evitados. As gorduras favorecem o aumento do colesterol.
  • – Alimentos termogênicos, como a cafeína, do café e presente no chá verde, pimenta e o chá de hibisco também podem ser evitados, pois aceleram o gasto calórico e favorecem o emagrecimento.

O que comer na dieta para engordar – Mais dicas para diabéticos!

O segredo de uma dieta para diabéticos ganharem peso é investir em alimentos calóricos, no entanto, precisam ser nutritivos.

Este é o caso do azeite extravirgem, rico em boas gorduras, como as monoinsaturadas. O ingrediente nos alimentos ajuda a regular o colesterol. Além disso, protege o coração e o cérebro.

As sementes oleaginosas, como as castanhas e nozes, bem como os alimentos como peixes, são considerados boas fontes de gorduras.

Entre as frutas, o abacate também calórico, rico em gorduras monoinsaturadas. Adicione às frutas, granola e outros cereais, farinhas enriquecidas e o açúcar mascavo também pode ajuda na dieta para diabéticos,

Como recuperar peso na diabetes? Para conseguir ganhar peso, escolha as carnes magras e leguminosas, mas sem excesso para não sobrecarregar o funcionamento dos rins.

O quanto comer para engordar – Dicas para diabéticos!

O mais indicado é procurar ajuda de um profissional especializado para montar um plano alimentar adequado. (Imagem: Divulgação)

Para engordar, é preciso aumentar o consumo de alimentos calóricos. Com a orientação de um médico nutrólogo ou nutricionista, é preciso ter uma dieta balanceada.

Lembre-se de sempre evitar refrigerantes, fast-foods, alimentos industrializados e doces. Estes são alimentos pobres em vitaminas e sais minerais.

Ganhe peso rapidamente

Para ganhar peso rapidamente, a dica é ganhar massa muscular. Para isso, siga algumas dicas de especialistas:

  • – Ingira mais líquidos no dia (mínimo de 2L de água);
  • – Diminua o intervalo entre as refeições;
  • – Pratique exercícios físicos de quatro a cinco vezes por semana;
  • – Durma bem: entre 7 e 8 horas de sono;
  • – Aumente a ingesta proteica;
  • – Use suplementos para engordar, mas sempre com orientação médica.

Exercícios certos para ganhar peso

Também é indicado fazer exercícios físicos para manter um equilíbrio. (Imagem: Divulgação)

Outra boa estratégia para o diabético ganhar peso é praticar exercício, diariamente.

A prática da atividade física é uma grande aliada daqueles que buscam o ganho de peso. A dica principal é a musculação. Mas, novamente, com a orientação de um educador físico. Assim, o profissional irá ajudá-lo a ganhar massa muscular.

Para o diabético ganhar peso, é preciso investir em exercícios de resistência. Portanto, evite as atividades aeróbicas, como a caminhada, corrida, dança, entre outros, por um longo período de tempo.

As atividades físicas feitas de maneira disciplinada e correta ajudam a abrir o apetite daqueles que não sentem fome.

Aproveite a dicas e consulte um médico para saber mais sobre: Como recuperar peso na diabetes?

/* */