Como saber se meu filho tem diabetes

Como saber se meu filho tem diabetes? Basta ficar atendo a alguns sintomas relacionados a doença. Entre eles, beber muita água e ter cansaço frequente podem indicar a presença da diabetes. Confira todos os sintomas que podem indicar uma criança diabética.

Como saber se meu filho tem diabetes. (Imagem: Divulgação)

Como saber se meu filho tem diabetes – Confira!

Além dos sintomas da ingestão de água e cansaço, em excesso, outros sintomas que podem indicar diabetes em crianças é a frequência da prática de urinar, várias vezes ao dia.

Dores na barriga e de cabeça, ficar facilmente irritado e apresentar baixo desempenho escolar também podem ser sintomas da doença.

Mas para ter certeza de Como saber se meu filho tem diabetes, marque uma consulta com um pediatra. O profissional poderá avaliar os sintomas e encaminhar a realização de exames necessários. Assim fará um diagnóstico de do caso e indicar o tratamento adequado.

Neste caso, a prática de exercícios físicos, dieta e uso de medicamentos podem evitar complicações da diabetes, no futuro.

Confira os Sinais de diabetes tipo 1 em crianças

É preciso estar atento a todos os sinais e fazer o exame. (Imagem: Divulgação)

A diabetes tipo 1, causada pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, é um tipo comum em crianças. A doença pode surgir a qualquer momento e aparecer com sintomas intensos.

No entanto, é mais comum, surgir devagar e sem chamar atenção. Confira os sintomas:

  • – Perda de peso;
  • – Consumo de água em excesso, durante diversas vezes aso dia;
  • – Fome frequente;
  • – Urinar se torna mais frequente;
  • – Cansaço e fraqueza, em excessivo;
  • – Tonturas e Náuseas;
  • – Câimbras;
  • – Formigamento em algumas partes do corpo.

No caso de um ou mais sintomas, procure um médico pediatra para investigar melhor a situação.

Confira os sinais de diabetes tipo 2 em crianças

Nada melhor do que consultar um especialista e realizar todos os exames. (Imagem: Divulgação)

Outros sinais de Como saber se meu filho tem diabetes, confira mais sintomas para o caso da diabetes do tipo 2. Neste caso, é comum em crianças que não se alimentam bem. Normalmente, é comum apresentarem excesso de peso. Criança com diabetes tipo 2 pode:

  • – Urinar bastante durante o dia e a noite;
  • – Beber mais água que o normal;
  • – Sofrer com a perda de peso;
  • – Cansaço;
  • – Problemas de infecções frequentes causadas por fungos;
  • – Nas axilas e pescoço, pode aparecer uma coloração mais escura;

No caso de a criança apresentar os sintomas acima, é importante procurar um médico para tirar a dúvida e, no caso de positivo, iniciar um tratamento.

Como ter certeza de que meu filho tem diabetes?

Caso seja constatado é preciso seguir as recomendações médicas. (Imagem: Divulgação)

A partir da suspeita, o médico imediatamente irá pedir exames de glicemia. São vários os tipos de exames de glicemia que podem ser feitos para identificar se a criança tem diabetes e de qual tipo.

A partir do momento da descoberta da diabetes em crianças, é importante iniciar, de imediato, o controle diário da doença.

É preciso mudar hábitos de má alimentação, como consumo de doces, diminuir a quantidade da alimentação e ter a prática de mastigar, com calma, antes de engolir.

A criança com diabetes também de iniciar uma prática diária de atividade física. Esta, aliás, é uma importante medida a ser tomada para realizar o controle da doença. Assim, com a prática, a criança dificilmente irá sofrer com complicações sobre em outros órgãos do corpo, como coração, olhos e rins.

No caso de crianças com diabetes sedentárias, com hábitos ruins de alimentação, o controle da doença se torna mais difícil. Essas são atitudes saudáveis e deve ser seguida, com acompanhamento médico e incentivo do pais.

A doença não tem cura, mas pode ser controlada e se for diagnosticada desde cedo, as complicações na saúde futura são menores. Aproveites as dicas e procure um especialista para saber mais Como saber se meu filho tem diabetes.

/* */