Diabetes tem cura? Tratamentos

Quando se descobre que está com alguma doença, a primeira pergunta que qualquer pessoa faz é se aquele problema tem cura. E com a diabetes não seria diferente. Infelizmente, a resposta para os diabéticos não é uma das mais animadoras: a doença não tem cura.

Existem inúmeros tratamentos que podem amenizar o problema e simples mudanças de hábitos já são de grande valia para o controle dos níveis de açúcar no sangue. Porém, curar a doença ainda não é algo possível.Felizmente, o número de tratamentos existentes para a diabetes é grande e conseguir viver harmoniosamente com a doença é, sim, possível. Confira abaixo alguns exemplos do que pode ser feito para controlar a sua glicemia, fazendo com que a doença não te cause tantos problemas assim.

Diabetes tem cura? Tratamentos (Foto: Divulgação)
Diabetes tem cura? Tratamentos (Foto: Divulgação)

Controle a sua alimentação

A alimentação é a parte mais importante do tratamento contra a diabetes e é por ela que você será capaz de manter o nível de glicose no seu sangue controlado. Esqueça os alimentos muito gordurosos e os muito açucarados. Troque-os por alimentos que possuem baixo índice glicêmico – eles não fazem com que os níveis de glicose subam de uma vez, evitando picos de açúcar no sangue.

A prevenção é o melhor remédio (Foto: Divulgação)
A prevenção é o melhor remédio (Foto: Divulgação)

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e promove o emagrecimento – dois pontos positivos na luta contra o diabetes.

faça o controle com a insulina se o seu médico recomendar (Foto: Divulgação)
faça o controle com a insulina se o seu médico recomendar (Foto: Divulgação)

Mas lembre-se sempre de praticar exercícios leves e, de preferência, aeróbicos. Eles devem ser feitos de três a cinco vezes por semana e a reposição dos nutrientes gastos deve ser feita ao término da atividade. Caso contrário, pode levar a hipoglicemia.

Consulte um médico nos primeiros sintomas (Foto: Divulgação)
Consulte um médico nos primeiros sintomas (Foto: Divulgação)

Terapia insulínica

Por fim, o tratamento mais famoso quando o assunto é diabetes: o uso da insulina isolada, no qual é feita a reposição diária do hormônio através de injeções. Ela não é utilizada em todos os casos e o seu uso deve ser sempre acompanhado por um médico.

Possuir uma doença incurável pode até parecer um pouco desesperador, mas a diabetes não é motivo para tal desespero. Seus tratamentos são simples e eficazes. Se feitos com cautela, as chances de alguma complicação vir a acontecer são muito pequenas, então não se preocupe.

Foque no seu tratamento e esteja ciente de que ele só depende de você. Médico nenhum ficará restringindo o que você come, muito menos te motivando a ir fazer uma caminhada. Essa motivação deve vir de você e da sua vontade de ficar bem.

/* */