Diet e light: diferenças, qual é adequado ao diabético

Quando se tem o diagnóstico de diabetes, uma das primeiras providências a se tomar é adquirir hábitos alimentares saudáveis. Os tão famosos produtos diet e light entram no cardápio para ajudar a balancear a dieta. A oferta desses tipos de produtos é enorme nas gôndolas de supermercado e os pacientes costumam ficar na dúvida sobre eles. A diferenciação costuma ser: diet para diabéticos, porque não tem açúcar, e light para quem quer emagrecer, porque tem menos calorias. Não é sempre assim. Por isso é importante saber as reais diferenças entre diet e light e qual é adequado ao diabético.

Diet e light diferenças, qual é adequado ao diabético (Foto: Divulgação)
Diet e light diferenças, qual é adequado ao diabético (Foto: Divulgação)

Diet e light: diferenças, qual é adequado ao diabético

Em um primeiro momento, quando o diabético recebe o diagnóstico, a primeira ideia é usar somente produtos diet. Mas, ao contrário do que grande parte dos consumidores pensam, nem todos os alimentos diet são sem açúcar. Basicamente, alimentos diet são isentos de um determinado nutriente e destinados a pessoas com necessidades específicas. Geralmente, os produtos diet são sem açúcar, mas pode ser também serem isentos de gordura e sódio, por exemplo. Além disso, é importante saber que nem sempre os alimentos diet possuem menos calorias, ou seja, nem sempre são indicados para dietas de emagrecimento.

Leia os rótulos antes de comprar (Foto: Divulgação)
Leia os rótulos antes de comprar (Foto: Divulgação)

Lights são os mais saudáveis

Já os produtos light, são direcionados para uma dieta mais saudável e devem apresentar uma redução mínima de 25% em um determinado nutriente ou calorias em comparação ao produto convencional. A redução de calorias pode ser a partir da redução do teor de qualquer nutriente, como carboidrato, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol, sódio, proteína ou o próprio açúcar. Ou seja, da mesma forma, um produto light não quer dizer que, necessariamente, é sem açúcar.

Saiba qual produto você pode usar na sua alimentação (Foto: Divulgação)
Saiba qual produto você pode usar na sua alimentação (Foto: Divulgação)

Leia atentamente os rótulos

Para saber se o produto é realmente sem açúcar, é preciso ler atentamente o rótulo e observar se está escrito “sem adição de açúcar” ou “zero açúcar”. Se o rótulo principal não tiver esta informação, é recomendável procurar nos ingredientes – que pode estar escrito de várias formas, como glicose ou dextrose, açúcar invertido, açúcar demerara, açúcar mascavo. É importante observar também se consta entre os ingredientes a palavra edulcorante, ou seja, se foi adicionado adoçante ao produto.

Veja como fazer a diferença com os diets e lights (Foto: Divulgação)
Veja como fazer a diferença com os diets e lights (Foto: Divulgação)

Escolha os produtos adequados

É fundamental entender essa diferença para que cada paciente escolha os produtos mais adequados para suas necessidades nutricionais e, dessa forma, possa beneficiar a sua saúde. Para isso é importante a orientação de um médico endocrinologista e de um nutricionista para traçar os objetivos do plano alimentar e ajudá-lo a ficar atento aos detalhes da tabela nutricional dos produtos diet e light.

 

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