Exame de Glicose: Como fazer e valores de referência

Exame de Glicose: Como fazer e valores de referência é o procedimento mais simples para detectar a diabetes. A doença é causada pelo elevado nível de glicose no sangue e precisa ser controlada. Confira o que é preciso para fazer o exame.

Exame de Glicose Como fazer e valores de referência. (Imagem: Divulgação)

Exame de Glicose: Como fazer e valores de referência – Confira!

O exame de glicose, ou como também é conhecido teste da glicose tem como objetivo de observar os níveis de açúcar no sangue. Este é considerado, inclusive, o principal exame para diagnosticar a diabetes.

O que é preciso para realizar o exame?

Um dos principais procedimentos para realizar o exame de glicose é estar em jejum. Esta é uma medida importante para que o resultado não fique alterado e não corresponda a realidade.

Com o resultado do exame, o especialista poderá indicar a melhor dieta a seguir, bem como se precisará usar medicamentos antidiabéticos, como a Metformina, por exemplo, ou até mesmo insulina, para controlar a diabetes.

Exame da glicose em jejum: Valores

É importante que todos façam o exame frequentemente para acompanhar a taxa glicêmica. (Imagem: Divulgação)

Exame de Glicose: Como fazer e valores de referência seguem os seguintes valores, no caso de o paciente estar em jejum:

  • – Normal: inferior a 99 mg/dl;
  • – Pré-diabetes: entre 100 e 125 mg/dl;
  • – Diabetes: superior a 126 mg/dl em dois dias diferentes.

Para realizar o exame de glicose, o paciente deve estar, pelo menos, 8 horas, em jejum. Portanto, não é possível comer e nem beber durante o período.

Outras medidas indicadas para fazer o exame de diabetes é não fumar e nem fazer atividade física.

Teste de intolerância a glicose

É preciso seguir as recomendações laboratoriais para realizar o exame. (Imagem: Divulgação)

O exame de curva glicêmia ou TOTG, mais conhecido como teste de tolerância à glicose também é realizado em jejum. Neste caso, a pessoa deve ingerir glicose ou dextrosol depois de passar pela primeira coleta.

Diversas dosagens da glicose são aplicadas no paciente durante o exame. È preciso ficar em jejum por até 3 horas depois da ingestão do líquido açucarado que é fornecido pelo laboratório.

Para realizar este tipo de Exame de Glicose: Como fazer e valores de referência, é preciso permanecer no laboratório praticamente o dia todo.

O resultado do teste é que ele permite com que o médico a faça um diagnóstico preciso da doença.

No caso de gestantes, costuma-se fazer para verificar se os níveis de glicose aumentarem durante o período.

Confira como é feito o teste de tolerância a glicose

Os valores de referência do TOTG, que é o teste de intolerância à glicose, referem-se a 2 horas ou 120 minutos depois de ingerir a glicose. Confira os níveis que podem ser apontados durante o exame:

  • – Normal: inferior a 140 mg/dl;
  • – Pré-diabetes: entre 140 e 199 mg/dl;
  • – Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.

Os dados significam que a pessoa com diabetes apresenta glicemia em jejum superior a 126 mg/dl e uma glicemia igual ou superior a 200 mg/dl 2h após ingerir glicose ou dextrosol. Neste caso, o especialista deve indicar o melhor tratamento.

Exame da glicose durante a gravidez

Durante a gravidez a curva pode variar um pouco, por isso é essencial o acompanhamento médico. (Imagem: Divulgação)

Durante a gravidez é comum que a gestante apresente alterações nos níveis glicêmicos. Sendo assim, o obstetra pode solicitar uma dosagem da glicose e verificar se a grávida desenvolveu diabetes gestacional.

Um vez detectada a doença em gestantes, é preciso tratar, já que há riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. Neste caso, o exame a ser feito é o de glicose em jejum ou o teste de tolerância à glicose. Nos dois testes, os valores de referência são diferentes. Se a dúvida persistir, procure um médico para fazer o Exame de Glicose: Como fazer e valores de referência.

/* */