Exercícios físicos para diabetes Tipo 1 e Tipo 2

Exercícios físicos para diabetes Tipo 1 e Tipo 2 são importantes para manter o controle da doença. A prática regular de atividade física e a mudança dos hábitos alimentares são grandes aliados do combate à diabetes. Confira os benefícios dos exercício para diabéticos.

Exercícios físicos para diabetes Tipo 1 e Tipo 2. (Imagem: Divulgação)

Exercícios físicos para diabetes Tipo 1 e Tipo 2

Aliado ao uso de medicamentos, inclusive a insulina, as pessoas que tem diabetes precisam mudar os hábitos alimentares e fazer atividades físicas para manter o controle diário da doença.

O exercício físico frequente, seja ele aeróbico, de resistência ou de alta intensidade, ajuda a insulina a exercera a melhor função no organismo. Como resultado, baixa os níveis de glicose no sangue.

Efeitos do exercício físico para controle da diabetes

É importante seguir as orientações médicas respeitando a individualidade de cada um. (Imagem: Divulgação)

Exercícios físicos para diabetes Tipo 1 e Tipo 2 são capazes de fazer com que a insulina, um hormônios produzidos pelo pâncreas, ajuda as células a captar a glicose.

No caso da diabetes tipo 2, por exemplo, um dos principais problemas é que a insulina não funciona de forma adequada. O motivo do problema é a resistência a sua ação, o que resulta em aumento dos níveis de glicose no sangue.

Por isso que, a prática de atividade física regular é capaz de favorecer a presença do receptor chamado GLUT4 nas células dos músculos. O GLUT4 é responsável por atrair a glicose do sangue para dentro das células.

Assim, a insulina, que antes funcionava mal, passa a ser controlada e a glicose baixa no sangue.

Exercício físico para diabetes. Mais benefícios!

É essencial aliar a prática de exercícios físicos na rotina. (Imagem: Divulgação)

Os benefícios dos exercícios para diabetes Tipo 1 e Tipo 2 vão além do controle da glicose no sangue. A prática regular de exercícios ajuda a reduzir o peso e a gordura abdominal. Os níveis de colesterol também caem e a pressão arterial, também diminui.

Estes sintomas provocados pelo exercício físico reduzem os fatores de risco para doenças cardíacas e vasculares. Reduz bastante as chances de infarto e isquemias.

Em diabéticos, estudos já comprovaram que a atividade física regular reduz a chance de problemas no coração e nos vasos das pessoas diabéticas.

Exercícios físicos para diabéticos. Orientações!

Diabetes deve ser levada a sério e acompanhada diariamente. (Imagem: Divulgação)

Depois de conferir os benefícios do exercício físico para o corpo, agora, é hora de mudar de vida. No caso do diabético, que está sedentário, é preciso praticar os exercícios físicos, mas antes é preciso seguir algumas recomendações médicas:

  • Antes de partir para a esteira, marque consultas no endocrinologista, cardiologista, oftalmologista. É preciso passar pela avaliação dos especialistas para garantir o limite de cada corpo.
  • Busque uma orientação de um profissional de educação física que conheça os efeitos da diabetes, em vez de iniciar a prática de exercício por conta própria.
  • Os Exercícios físicos para diabetes Tipo 1 e Tipo 2 devem ser variados, divididos em práticas de resistência, como levantamento de peso e aeróbico, como caminhada. Mas inicie a prática devagar e, aos poucos, aumente a intensidade.
  • As atividades podem ser feitas sempre no mesmo horário do dia. No caso dos pacientes com diabetes, a prática regular evita as oscilações da glicemia. Ter a regularidade é importante!
  • Não se esqueça de manter uma dieta saudável e beba bastante água. No caso de fazer uso de medicamentos de controle da diabetes, sempre faça o teste da glicemia na ponta do dedo, antes do início do exercício.

Lembre-se em valores entre 100 e 250 mg/dL, o exercício pode ser moderadao sem riscos por até 1 hora. Já nos outros casos, consulte o seu médico.

É possível ter uma vida saudável, com Exercícios físicos para diabetes Tipo 1 e Tipo 2.

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