Falta de vitamina D pode levar a diabetes

A carência de vitaminas pode causar inúmeras doenças ao nosso corpo. Com uma alimentação balanceada, esses problemas podem ser evitados, já que os alimentos são grandes fontes de nutrientes fundamentais pra nossa saúde. Uma delas, em especial, a vitamina D, está presente no nosso organismo, mas precisa ser estimulada pelos raios solares. Estudos apontam ainda que a falta de vitamina D está relacionada ao desenvolvimento de algumas doenças, como osteoporose e diabetes. Entenda por que Falta de vitamina D pode levar a diabetes.

Falta de vitamina D pode levar a diabetes
A exposição do sol é a principal fonte de Vitamina D

Falta de vitamina D pode levar a diabetes

A vitamina D é produzida, naturalmente, pela pele depois da exposição à luz do sol. Essa substância ajuda o organismo a absorver cálcio, além de manter músculos e ossos saudáveis. A carência de vitamina D, causada pela pouca exposição ao sol, afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Estudiosos alertam que a falta dessa substância pode aumentar o risco do surgimento do diabetes.

Estudos realizados pela Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos apontam uma relação entre a carência de vitamina D, obesidade e diabetes. A pesquisa diz que pessoas com baixos níveis de vitamina D no organismo são mais propensas a serem obesas. A obesidade, por sua vez, é uma condição que aumenta a propensão a desenvolver o diabetes tipo 2, pré-diabetes e síndrome metabólica, se comparada aos pacientes com níveis normais de vitamina D.

vitaminad
Alimentos de origem animal são outras fontes de Vitamina D, como salmão, atum, queijo e ovos

Outra relação apontada é que os baixos níveis de vitamina D pode levar à intolerância à glicose, à alteração da secreção de insulina e, por tabela, ao diabetes tipo 2. Se o paciente já for diabético, a insuficiência da vitamina pode atrapalhar o controle da glicemia. O motivo é que várias células e tecidos do corpo possuem receptores de vitamina D, inclusive os músculos e as células do pâncreas responsáveis pela produção da insulina.

Fontes de Vitamina D

A Vitamina D pode ser encontrada em alimentos de origem animal (como salmão, atum, sardinha e ovos). Mas somente este tipo de alimentos não possuem a quantidade suficiente que o organismo necessita. Então, para evitar a carência de vitamina D no corpo, é importante se expor à luz do sol entre 15 e 20 minutos por dia. De qualquer forma, o tempo e a forma de exposição deve ser indicada por um profissional da saúde para garantir a quantidade adequada da substância. Se for o caso, o médico pode ainda recomendar, além da alimentação e da exposição ao sol, uma suplementação.

vitaminad3
Se alimentação e exposição ao sol não foram suficientes para garantir quantidade adequada de Vitamina D no organismo, a prescrição médica pode ser a suplementação de remédios
/* */