Metformina – Para que serve? Efeitos do remédio

Metformina – Para que serve? Efeitos do remédio é um medicamento que ajuda nos sintomas pré-diabetes e para controlar a doença. O medicamento é muito usado por adultos em tratamento da diabetes do tipo I, que dependente de insulina, e para pacientes com diabetes tipo II, mas que não dependem insulina. A Metformina também é indicado para o tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos.Tire suas dúvidas sobre o remédio.

Metformina – Para que serve? Efeitos do remédio. (Imagem: Divulgação)

Metformina – Para que serve? Efeitos do remédio. Contraindicações!

O remédio é indicado para quem sofre de diabetes tipo 2 e também para pessoas com sintomas de pré-diabetes. A principal contraindicação do medicamento é para aqueles que são suscetíveis a reações alérgicas. Já os diabéticos com insuficiência renal devem informar ao médico sobre o problema para que o especialista oriente sobre o tratamento indicado.

O remédio ainda é contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, pacientes com mais de 65 anos, que possuem problemas no fígado, rins ou coração e até no caso de diabetes não controlada, com hiperglicemia ou cetoacidose graves, desidratação grave. Pacientes que ingerem bebidas alcoólicas em excesso, que passara, recentemente, por procedimento cirúrgico, também não devem utilizar o medicamento.

Informações da Bula

O medicamento é encontrado na forma de comprimido. Para conhecer a Metformina – Para que serve? Efeitos do remédio é preciso conhecer sobre a sua composição. Confira os principais componentes:

  • – Cloridrato de metformina 500 mg;
  • – Hipromelose;
  • – Estearato de magnésio;
  • – Povidona;

Para escolher a dosagem certa de Metformina para o seu organismo, é preciso de indicação médica.

Metformina – Efeitos

A metformina pode causar náuseas, diarreia; perda de apetite; problemas digestivos; vômito; dor de barriga; alterações no paladar. (Imagem: Divulgação)

Assim como qualquer medicamente, é preciso verificar se há algum sintoma de alteração no corpo, depois da ingestão do remédio. A Metmorfia possui efeitos colaterais. Entre eles, Náuseas, diarreia; perda de apetite; problemas digestivos; vômito; dor de barriga; alterações no paladar.

No caso da presença de qualquer um dos sintomas, informe mediatamente o seu médico para que prescreva outro remédio para o seu tratamento.

Posologia

A Metmorfina pode ser encontrado em três tipos de dosagens diferentes: 500 mg, 850 mg, 1g. Confira a recomendação de dosagem presente na bula para cada uma destas doses.

Metmorfina 500 mg

A dose recomendada é de 1 comprimido, durante 2 vezes por dia: café da manhã e jantar.

Para crianças com mais de 10 anos de idade, a dose inicial é de 1 comprimido por dia.

Metmorfina 850 mg

A dose recomendada é de 1 comprimido, 1 vez por dia, no café da manhã.

Para crianças, a indicação é de 1 comprimido diário.

Metmorfina 1 g

O medicamento é indicado por médicos a pacientes em tratamento com doses elevadas. Neste caso, a recomendação é de 1 comprimido por dia.

Em todos os casos, é preciso procurar orientação médica.

Atenção sobre o medicamento

Os Efeitos do remédio não deve ser usado com outros medicamentos ou substâncias sem orientação médica.

Pacientes que costumam ingerir bebidas alcoólicas, inibidores da enzima da conversão da angiotensina, diuréticos, agonistas beta-2 tais como salbutamol ou terbutalina, corticosteroides ou tetracosactida, clorpromazina, danazol, sulfonilureias, insulina, meglitinidas também não podem fazer tratamento com Metformina.

Onde encontrar o medicamento?

O remédio pode ser encontrado nas farmácias. (Imagem: Divulgação)

Depois de conhecer um pouco sobre a Metformina saiba onde encontrar o medicamento.

O preço o Metformina pode variar. Em média, é encontrado em qualquer farmácia entre os valores de R$ 9 e R$ 15. Mas lembre-se antes de adquirir o medicamento, faça uma avaliação médica e leve a receita para o estabelecimento. Não deixe de tirar as dúvidas, com o seu médico, sobre Metformina – Para que serve? Efeitos do remédio.

/* */