O que é o diabetes: Tratamentos, cuidados, dicas

Tenho certeza que o nome “diabetes” não lhe é estranho e você, muito provavelmente, conhece alguém que possua a doença. Um número grande de brasileiros é diabético e isso não é acontece sem motivo: os maus hábitos alimentares e a correria do dia-a-dia são fatores que colaboram no aparecimento da doença.

O que é o diabetes: Tratamentos, cuidados, dicas (Foto: Divulgação)
O que é o diabetes: Tratamentos, cuidados, dicas (Foto: Divulgação)

Mas, afinal, o que é diabetes?

O diabetes é uma doença metabólica que implica na falta de produção de insulina pelo pâncreas ou na incapacidade dessa substância de exercer o seu trabalho – que é o controle da glicemia no sangue e o fornecimento de glicose para as células.

Na diabetes tipo 1, a produção de insulina no corpo é afetada. Na tipo 2, acontece algo chamado resistência à insulina, na qual o corpo não responde bem ao hormônio.

Com a insulina em falta ou sem exercer o seu devido trabalho, as taxas da glicose no sangue sobem e a diabetes aparece, trazendo inúmeras complicações ao corpo. Mas, felizmente, são complicações que podem ser facilmente controladas.

Cuidado com a alimentação (Foto: Divulgação)
Cuidado com a alimentação (Foto: Divulgação)

Diabetes tem cura?

A resposta pode ser um pouco desanimadora, mas é preciso dizê-la: não, a diabetes não tem cura. Mas tem tratamento. São tratamentos simples e eficazes que ajudam no controle da glicemia no sangue e fazem com que a convivência com a doença seja harmoniosa.

Tratamento do diabetes ajuda a manter doentes vivos (Foto: Divulgação)
Tratamento do diabetes ajuda a manter doentes vivos (Foto: Divulgação)

Como tratar?

O tratamento para a diabetes não é complicado, mas exige alguns esforços e muita força de vontade: você terá que mudar grande parte dos seus hábitos alimentares, além de abandonar o seu sedentarismo e começar a se exercitar.

A boa alimentação é o primeiro passo para tratar a doença e é com ela que você evitará picos de glicose no sangue. É fácil: evite alimentos gordurosos, com muito açúcar e dê preferência a alimentos integrais, que possuam bastante fibra. Elas ajudam no controle da glicemia e evitam que os níveis de glicose subam rapidamente no sangue. Porém, se o seu organismo parou de produzir insulina, você precisará repô-la através de injeções da substância, mas cabe ao seu médico a decisão.

Cuide nas suas diabetes e confira (Foto: Divulgação)
Cuide nas suas diabetes e confira (Foto: Divulgação)

Hábitos a serem mudados

Verdade seja dita: nós nos alimentamos muito mal. Estamos sempre procurando por opções rápidas de comida e, por praticidade, acabamos optando por alimentos não tão saudáveis assim. O que nos leva ao primeiro hábito a ser mudado: alimente-se melhor. Procure opções saudáveis, com pouca gordura e açúcar, ricas em vitaminas e fibras.

Depois disso, exercite-se! Deixe o sedentarismo de lado e pratique algum esporte de três a cinco vezes na semana. O sobrepeso auxilia no aparecimento do diabetes e a prática de exercícios ajuda no controle da glicemia.

Conviver com a diabetes não é uma tarefa difícil e não existe mistério algum para conseguir viver normalmente com a doença: basta eliminar seus hábitos ruins, associar outros melhores para substituí-los e, claro, manter um bom acompanhamento médico.

/* */