Polidipsia | O que é? Tratamentos

A palavra Polidipsia deriva do grego e significa “muito sedento”, a Polidipsia é um dos sintomas do Diabetes, caracterizado por uma excessiva sensação de sede, este sintoma comum entre pacientes com quadro de alteração nos índices glicêmicos é acompanhado por secura temporária da boca.

A ingestão adequada de água todos os dias é muito importante para o funcionamento saudável do corpo humano, a água é essencial para o corpo humano, é responsável por regular a temperatura do corpo e eliminar resíduos no entanto sentir sede o tempo todo pode ser um sinal de Diabetes ou Polidipsia.

Conheça os Sintomas da Polidipsia

A Polidipsia é caracterizada principalmente por um aumento da sede, sentir sede é normal e beber água é saudável para o corpo humano no entanto os pacientes que sofrem com a Polidipsia sentem sede o tempo todo e a vontade de tomar água não cessa mesmo depois de beber muitos copos de água.

Os pacientes com Diabetes podem sofrer com a Polidipsia, e costumam se queixar de uma vontade incomum de beber água acompanhada de secura na boca, a Polidipsia ocorrida por causa do Diabetes acontece com a alteração dos índices glicêmicos e aumento da glicemia que promove um sentimento de ressecamento e sede incomum.

Conheça Causas da Polidipsia

A polidipsia pode ter muitas causas além do diabetes que é a mais comum , a polidipsia pode ser causada por alteração na osmolalidade dos fluídos extracelulares do corpo, hipocalemia, diminuição do volume sanguíneo e outras condições que ocasionam o déficit hídrico causador de Polidipsia.

O envenenamento também pode causar polidipsia, assim é comum quando ingerida uma substância tóxica que causa envenenamento a vontade de tomar água, é necessário cuidado com crianças para que não ingiram produtos de limpeza ou venenos que levam a morte muito rapidamente. Deixe substâncias proibidas longe do alcance das crianças.

A Deficiência de Zinco também é uma das causadoras de Polidipsia, o zinco pode ser encontrado em alimentos como a aveia e feijão, a deficiência de zinco tem sido estudada nos últimos anos como causadora de Déficit de Atenção, alimentos ricos em zinco são importantíssimos para o bom funcionamento do cérebro.

A Polidipsia é uma doença?

A Polidipsia não pode ser considerada uma doença em si mesma, desta maneira a Polidipsia deve ser estudada do ponto de vista do sintoma de muitas outras doenças como o Diabetes e o Déficit de Atenção, causado quando a falta de Zinco acarreta muita sede, configurando um quadro de Polidipsia.

A medicina considera a Polidipsia como um sintoma ou evidência de estado de doença, não é uma doença em sí mesma, mas a presença da Polidipsia deve ser investigada para que a doença possa ser tratada o quanto antes.

Doenças Relacionadas a Polidipsia

O Diabetes é a doença mais conhecida com presença da Polidipsia como um sintoma , inicialmente foi estudado do ponto de vista de muitos pacientes que se queixavam  de vontade excessiva de beber água, atualmente muitos estudos comprovam que a Polidipsia tem relação com a Glicose.

Recentemente um estudo comprovou também a falta de Zinco como causa do Déficit de Atenção em Crianças Hiperativas, a Falta da Vitamina no organismo da criança é uma das principais causas do baixo rendimento escolar, uma sede excessiva também pode ser investigada como falta de Zinco ou Envenenamento, Presença de Alimentos ou Água Contaminada.

O que dificulta o diagnóstico e descoberta da falta de Zinco como causa do Déficit de Atenção é  a presença do Diabetes em indivíduos com falta de Zinco, mas em um estudo recente comprovou-se que a falta de zinco que pode ser diagnosticada a partir do sintoma de Polidipsia é uma das principais causas do Déficit de Atenção.

/* */