Porque iogurte e queijo pode diminuir riscos de diabetes tipo 2?

Pesquisadores do mundo inteiro estudam a relação entre determinados alimentos e o maior/menor risco de diabetes tipo 2. Incluindo ou abolindo alguns itens da dieta alimentar é possível controlar os níveis de açúcar no sangue e evitar o desenvolvimento da doença. Por isso é importante estar bem informado para ficar o mais distante possível das estatísticas, cada vez mais assustadoras, sobre diabetes. Estudos recentes analisam Porque iogurte e queijo pode diminuir riscos de diabetes tipo 2?

Porque iogurte e queijo pode diminuir riscos de diabetes tipo 2 ? (Foto: Divulgação)
Porque iogurte e queijo pode diminuir riscos de diabetes tipo 2 ? (Foto: Divulgação)

Porque iogurte e queijo pode diminuir riscos de diabetes tipo 2?

O desenvolvimento da diabetes tipo 2 tem relação com dois aspectos: o genético, que se refere ao histórico familiar do paciente; e o ambiental, que se refere aos hábitos do paciente. Como má alimentação, sedentarismo e obesidade. Quanto ao aspecto genético, não há nada que a pessoa possa fazer para evitar a doença, mas é possível controlar o aspecto ambiental, aderindo à hábitos saudáveis, para diminuir as chances de desenvolvê-la.

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Faz bem, mas é preciso comer com moderação (Foto: Divulgação)
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Estudo explica porque diabéticos podem comer alimentos com leite

Exatamente por existir essa possibilidade muitos estudiosos procuram alternativas de se evitar a diabetes tipo 2. Grande parte desses estudos se referem à alimentação: quais alimentos podem diminuir as chances da doença?

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Um grupo de pesquisadores europeus, por exemplo, chegaram à conclusão que comer queijo e beber iogurte pode reduzir o risco de uma pessoa ter diabetes tipo 2. Na análise sobre os efeitos dos laticínios, eles apontaram que consumir duas fatias de queijo ou meio pote de iogurte por dia (equivalente a 55 gramas de cada alimento) reduz em até 12% o risco da doença. O estudo não especificou quais os tipos de queijo produzem esse efeito.

Aposte em alimentos bem saudáveis (Foto: Divulgação)
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Gordura saudável

A pesquisa afirma que, embora o queijo tenha gorduras saturadas, ele também conta com gorduras saudáveis – por isso não deve ser consumido em excesso. Já os iogurtes possuem bactérias probióticas, microorganismos que evitam problemas cardiovasculares.

Entenda o que o seu corpo precisa (Foto: Divulgação)
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Benefícios dos queijos magros

Nessa mesma linha, um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, reforça esse benefício de queijos e iogurtes para a nossa saúde. A pesquisa aponta que o consumo de 125g de iogurte desnatado (com teor de gordura inferior a 3,9%) a cada dois dias pode reduzir em 28% os riscos de desenvolver diabetes tipo 2. O mesmo estudo diz que o consumo de laticínios com pouca gordura, como queijo fresco e cottage, evita a doença.

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Os pesquisadores não encontraram a causa dessa relação, mas acreditam que é possível que os probióticos e uma forma especial de vitamina K nos iogurtes fornecem essa proteção contra a diabetes. Já os laticínios são uma grande fonte de proteínas de alta qualidade, minerais e vitaminas. Além disso, pessoas com este hábito alimentar podem ter também um estilo de vida saudável, o que contribui para redução do risco.

 

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