Problemas de saúde causados pela diabetes

Problemas de saúde causados pela diabetes ocorrem, geralmente, quando não se faz o correto controle da doença. As complicações ocorrem quando há um aumento exagerado do açúcar no sangue. Confira como controlar a diabetes e evitar problemas de saúde.

Problemas de saúde causados pela diabetes. (Imagem: Divulgação)

Problemas de saúde causados pela diabetes

A diabetes é uma doença causada pelo elevado nível de glicose no sangue. Defeitos na secreção ou no hormônio insulina, produzido pelo pâncreas, podem causar o excesso ou a falta de açúcar nas células do organismo.

O problema é que o aumento de açúcar no sangue durante muito tempo pode causar lesões graves no corpo.

As regiões afetadas pelos Problemas de saúde causados pela diabetes podem ser em todo o corpo, o que inclui as áreas dos olhos, rins, vasos sanguíneos, coração e nervos.

Mas para todos os casos, existe tratamento que ajuda no combate dos sintomas! Saiba que as complicações da doença podem ser evitadas, com hábitos de vida simples:

  • – Mantenha uma dieta adequada;
  • – Pratique atividade física;
  • – Faça dos antidiabéticos orais ou insulina;
  • – Tudo deve ser feito com as devidas recomendações médicas.

Complicações mais comuns da diabetes

Se o paciente não realizar o devido controle, irá ter problemas de saúde causados pela diabetes. (Imagem: Divulgação)

Se o paciente não realizar o devido controle, irá ter problemas de saúde causados pela diabetes. Os mais comuns são atingem o corpo e alguns órgãos:

– Rins: O órgão pode ser afetado pela nefropatia diabética, o que leva a uma alteração nos vasos sanguíneos dos rins. O corpo enfrenta dificuldade para filtrar o sangue, o que pode levar a uma insuficiência renal. Em alguns casos, é preciso fazer hemodiálise, ou seja, para que uma máquina faça a função do rim.

Um dos sintomas da nefropatia é a presença de albumina na urina.

– Pé: Esta é a parte do corpo sujeita a complicações mais frequentes provocadas pela doença. Os sintomas do pé diabético são as feridas na pele, além da falta de sensibilidade no pé. O problema é provocado devido a lesões nos vasos sanguíneos e nervos. Em alguns casos graves levam a amputação do local afetado.

Prevenções: Faça curativos, com ajuda de um profissional, lave e seque os pés, diariamente. Aplique sempre o hidratante em todas as áreas, principalmente nos calcanhares.

– Olhos: Se a diabetes não for controlada, é possível surgir cataratas, o que resulta em uma opacidade no cristalino do olho. A visão fica embaçada. Glaucoma, a lesão do nervo óptico, também pode levar a complicações na visão.

Outros casos de Problemas de saúde causados pela diabetes podem ser relacionados a Retinopatia diabética. A complicação é conhecida como uma lesão nos vasos sanguíneos da retina dos olhos. O problema é tão sério que pode causar cegueira.

– Coração: Um dos riscos da diabetes descontrolada são os infartos de miocárdio, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e hipertensão arterial.

– Neuropatia diabética: A doença mal controlada ainda pode provocar uma degeneração dos nervos do corpo. Entre os sintomas: Diminuição da sensibilidade em algumas partes do corpo, como os pés ou sensação de queimação, frio ou formigamento.

Diabetes. Mais complicações!

A diabetes é uma doença séria que pode causar muitas complicações. (Imagem: Divulgação)

A diabetes fora dos níveis de controle também pode causar uma série de outros problemas de saúde. Problemas de saúde causados pela diabetes incluem a doença vascular periférica, que pode atingir as artérias das pernas e dos pés. As artérias podem sofrer obstrução, o que resulta em estreitamento ou endurecimento das artérias.

​Impotência e até a doença periodontal, uma inflamação da gengiva, são outras causas da diabetes mal controlada. O resultado pode ser até a perda dentária.

Alguns tipos de infecções também podem ser causados devido ao açúcar deixar as defesas do corpo mais fracas. Por isso, é importante os exames preventivos e o tratamento para prevenir os Problemas de saúde causados pela diabetes.

/* */