Relação da musculação e da diabetes feminina: informações

Como a obesidade está diretamente relacionada ao diabetes, o controle do peso ideal, através da prática constante de atividades físicas e uma dieta alimentar saudável, faz parte do tratamento da doença. Pesquisadores norte-americanos apontam, em especial, a musculação como um dos exercícios mais indicados para o controle e mesmo para a prevenção da doença. Entenda a Relação da musculação e da diabetes feminina.

Musculação e diabetes feminina, confira (Foto: Divulgação)
Musculação e diabetes feminina, confira (Foto: Divulgação)

Relação da musculação e da diabetes feminina

É de conhecimento geral os benefícios adquiridos pela saúde através da prática regular de atividades físicas em geral. No caso do diabetes, não é diferente. Exercícios físicos constantes, como corrida, caminhada, natação e hidroginástica, por exemplo, estão sempre entre as recomendações médicas. Estudos revelam ainda a utilidade, em especial, da musculação não só para o controle do diabetes como para o trabalho de prevenção.

Relação da musculação e da diabetes feminina: informações (Foto: Divulgação)
Relação da musculação e da diabetes feminina: informações (Foto: Divulgação)

Pesquisa mostra benefícios da musculação para quem quer prevenir diabetes

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, apontam que a musculação tem se mostrado bastante eficaz para diminuir o risco de diabetes em mulheres. Foi realizada uma pesquisa com 100 mil enfermeiras. Foi percebido que as mulheres praticantes de exercícios de resistência, mesmo os de menor intensidade, têm menos chances de desenvolver diabetes. As mulheres que faziam mais de 150 minutos por semana de qualquer exercícios (yoga, aeróbica, etc) tinham 40% menos de chance de adquirir a doença do que as que não se exercitavam.

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Musculação te ajuda a não ter diabetes (Foto: Divulgação)
Musculação te ajuda a não ter diabetes (Foto: Divulgação)

 

Aeróbico associado a aeróbico aumenta os resultados

O estudo aponta ainda que as mulheres que associavam, pelo menos, uma hora de musculação com esses 150 minutos de aeróbica por semana tinha apenas um terço de chance de se tornarem diabéticas. A pesquisa, claro, considerava outros fatores como alimentação e histórico familiar.

Mulheres que fazem musculação tem menos chances de ter diabetes (Foto: Divulgação)
Mulheres que fazem musculação tem menos chances de ter diabetes (Foto: Divulgação)

Massa muscular é o segredo de tudo

Quando combinadas, a musculação e a atividade aeróbica cria uma massa muscular mais forte e desenvolvida, servindo de proteção para o corpo feminino contra o diabetes – já que a obesidade eleva as chances de desenvolver a doença. Um treino intenso de musculação, além de aumentar a massa muscular, diminui a pressão arterial e a gordura abdominal. Nos pacientes já diabéticos, esses exercícios resultam ainda numa melhor taxa de flutuação da glicemia (quantidade de açúcar no sangue), o que ajuda no tratamento e pode até levar à redução ou dispensa do uso de medicamentos.

Musculação previne diabetes feminina (Foto: Divulgação)
Musculação previne diabetes feminina (Foto: Divulgação)

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Vale destacar que essas atividades físicas só serão eficazes e boas aliadas se foram feitas de forma constante e combinadas, adequadamente, com uma dieta alimentar balanceada e um estilo de vida saudável.

 

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