Veja porque o diabético deve consumir somente as claras dos ovos

O ovo é um item quase obrigatório na cozinha, pois pode ser consumido diretamente na refeição ou no preparo de diversas receitas. Mas são alimentos controversos quando o assunto é nutrição. Eles são ricos em minerais, vitaminas e outros nutrientes importantes, mas podem ser prejudiciais para a saúde de determinadas pessoas. Isso porque a gema possui elevado teor de gordura e colesterol, grandes inimigos para pacientes diabéticos, por exemplo. Veja porque o diabético deve consumir somente as claras dos ovos.

Veja porque o diabético deve consumir somente as claras dos ovos (Foto: Divulgação)
Veja porque o diabético deve consumir somente as claras dos ovos (Foto: Divulgação)

Veja porque o diabético deve consumir somente as claras dos ovos?

O ovo é um alimento com enorme valor nutricional, sendo fonte de selênio e iodo – minerais difíceis de encontrar em outros alimentos. Mas é preciso considerar algumas questões antes de incluí-lo na dieta, principalmente, em caso de diabéticos.

A clara do ovo, além de ter poucas calorias, é uma grande fonte de proteínas de alta qualidade e potássio; já a gema é quem abriga a maior parte do valor nutricional do ovo, é rica em vitaminas A, B12 e D, ácido fólico, ômega-3 e cálcio, mas também é o responsável pelo alto teor em colesterol.

Coma mais claras (Foto: Divulgação)
Coma mais claras (Foto: Divulgação)

Clara de ovos faz muito bem

Por isso, pessoas predispostas a desenvolverem problemas cardiovasculares, como infarto e derrame, precisam estar atentos ao consumo do ovo e evitar o excesso. É o caso de diabéticos, que possuem risco elevado de complicações desse tipo. Estudos apontam que pessoas com diabetes tipo 1 e 2 que comem ovos com frequência apresentam uma chance 69% maior de apresentar doenças cardiovasculares.

 

Coma ovos deliciosos (Foto: Divulgação)
Coma ovos deliciosos (Foto: Divulgação)

Gema é rica em gorduras nocivas

Além disso, a gema ainda é rica em gorduras nocivas. Se consumida com exagero pode refletir na balança a atrapalhar no controle do peso – outra importante preocupação dos diabéticos. Como alternativa, muitas vezes recomenda-se cozinhar o ovo, retirar a gema (a grande “vilã” para os diabéticos) e comer somente a clara (rica em proteínas de alta qualidade).

Saiba mais informações sobre: 5 alimentos tão perigosos quanto o doce para os diabéticos

Ovos ajuda muito na sua saúde (Foto: Divulgação)
Ovos ajuda muito na sua saúde (Foto: Divulgação)

Aproveite o poder nutricional do ovo

Portanto, quem possui colesterol alto ou já sofreu com problemas cardiovasculares ou mesmo tem predisposição para tal, como os diabéticos, devem procurar orientação de médico ou nutricionista antes de mudar a dieta e incluir o ovo na alimentação de forma aleatória. Dependendo do caso, para aproveitar o poder nutricional do ovo, fica liberado o consumo de uma unidade por dia; outros, apenas duas gemas por semana. Cada caso deve ser tratado de forma individualizada, conforme o quadro de saúde apresentado. O importante é evitar o exagero e manter o equilíbrio.

 

/* */