Veja porque o uso da aveia pode ajudar os diabéticos

A aveia é um tipo de cereal integral que se destaca por seu teor nutritivo, com quantidades significativas de proteínas, vitaminas, fibras, carboidratos, cálcio e ferro. Por conta disso ela proporciona inúmeros benefícios para o organismo humano, como a regulagem do intestino, diminuição do colesterol e controle da glicemia. Veja porque o uso da aveia pode ajudar os diabéticos.

Veja porque o uso da aveia pode ajudar os diabéticos (Foto: Divulgação)
Veja porque o uso da aveia pode ajudar os diabéticos (Foto: Divulgação)

Veja porque o uso da aveia pode ajudar os diabéticos

O alto poder nutritivo da aveia permite que ela gere grandes benefícios para a nossa saúde – em especial, para pessoas com diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e ajuda no controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue).

Costuma-se aconselhar a ingestão de, aproximadamente, 75 gramas de aveia por dia (cerca de três colheres de sopa). Mas o ideal é procurar um nutricionista para que ele possa indicar a quantidade adequada dentro de um plano alimentar individual.

Consuma aveia sempre para manter a forma (Foto: Divulgação)
Consuma aveia sempre para manter a forma (Foto: Divulgação)

Consuma fibras em excesso

Vale ressaltar que o consumo de fibra em excesso – um dos principais nutrientes encontrados na aveia – funciona como um inibidor mineral, podendo inibir a absorção de cálcio, ferro e zinco. Além disso, quando não há o consumo suficiente de água, o excesso de fibra também pode causar constipação intestinal. Por isso a orientação de profissional é fundamental para tirar o maior proveito deste alimento.

Coma aveia com frutas (Foto: Divulgação)
Coma aveia com frutas (Foto: Divulgação)

Formas de evitar diabetes e de ajudar no tratamento

Confira os principais benefícios da aveia para a saúde de diabéticos:

  1. Emagrecimento: o controle do peso é uma das principais recomendações para pacientes diabéticos. A aveia é indicada porque é digerida lentamente, aumentando a sensação de saciedade e ajudando a pessoa a não comer mais que o necessário.
  2. Colesterol: a aveia é rica em fibras solúveis, que ajudam a diminuir as taxas de colesterol ruim, protegendo o paciente contra doenças cardiovasculares – complicações comuns do diabetes.
  3. Intestino: as mesmas fibras solúveis também ajudam na função intestinal. Mas, como já foi explicitado, para que essa função aconteça, é preciso beber bastante água.

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Mingau de aveia é uma delícia e simples de ser feito (Foto: Divulgação)
Mingau de aveia é uma delícia e simples de ser feito (Foto: Divulgação)

Receita – Mingau de aveia

A aveia pode ser consumida de várias maneiras, desde misturada com vitaminas, polvilhada em frutas e o tradicional mingau. Confira uma receita de mingau de aveia, que é uma ótima opção de café da manhã ou lanche da tarde para pessoas diabéticas. Não possui açúcar, é bastante nutritiva e saborosa.

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Ingredientes

  • 1 copo grande cheio de leite de amêndoas (ou outro)
  • 2 colheres de sopa cheias de flocos de aveia
  • 1 colher de sopa de sementes de chia (ou linhaça ou semente de gergelim)
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de sopa de stevia (adoçante natural)

Modo de preparo: Colocar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo. Desligar quando ganhar uma consistência gelatinosa (cerca de 5 minutos). Outra opção é colocar os ingredientes numa taça e levar ao micro-ondas por 2 minutos (potência máxima). Polvilhe com canela e sirva.

 

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